conic-conex@univisa.com.br

(81) 3523.1020

NORMAS PARA TRABALHOS

CRONOGRAMA

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE RESUMOS

1.1 Os resumos devem ser encaminhados até a data estipulada no cronograma do evento e, após a Avaliação do Comitê Científico do 10º CONIC/CONEX, poderão receber os pareceres de aceito ou recusado.
1.2 O resumo apresentado deverá ser do conhecimento dos alunos e orientadores autores, sob pena de enquadramento disciplinar do autor que fez a inscrição do mesmo.
1.3 Os trabalhos aceitos serão publicados nos ANAIS do 10º CONIC/CONEX 2023, publicados pela UNIVISA com direitos editoriais reservados ao Congresso.

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE RESUMOS

1.1 Os resumos devem ser encaminhados até a data estipulada no cronograma do evento e, após a Avaliação do Comitê Científico do 10º CONIC/CONEX, poderão receber os pareceres de aceito ou recusado.
1.2 O resumo apresentado deverá ser do conhecimento dos alunos e orientadores autores, sob pena de enquadramento disciplinar do autor que fez a inscrição do mesmo.
1.3 Os trabalhos aceitos serão publicados nos ANAIS do 10º CONIC/CONEX 2023, publicados pela UNIVISA com direitos editoriais reservados ao Congresso.

INSCRIÇÃO DO AUTOR

A) ATENÇÃO: O autor inscrito que submeter o resumo é o responsável legal por todo seu conteúdo (incluindo área de submissão, título, nomes dos autores e orientadores, instituições etc.). O CONIC/CONEX é isento de qualquer responsabilidade sobre o conteúdo do resumo que for divulgado e/ou publicado através de qualquer meio de comunicação do evento (programa, atestado, e-mail, pôster, site, livro eletrônico e outros), pelos autores ou por terceiros. Todos os autores devem ter conhecimento das normas, do conteúdo do resumo e concordar em ter seu nome inserido como autor, orientador ou co-orientador quando for o caso.
B) É necessário que pelo menos 01 (um) dos autores (o apresentador, preferencialmente) faça a inscrição e o pagamento da taxa, dentro do prazo estabelecido, para poder submeter um resumo à análise. Consulte às Normas de Inscrição.
C) Se os demais autores/orientadores de um resumo desejarem receber a programação impressa e o Atestado de Participação Geral, ou ainda fizer a inscrição em um minicurso (com taxa à parte) todos deverão também se inscrever no Congresso, mas na opção “sem resumo” para não enviar o resumo em duplicidade (Vide Normas de Inscrição).
D) Cada inscrição permite submeter apenas 01 (um) resumo.
E) Um único autor-apresentador não pode inscrever mais de 1 resumo. Durante o evento, no máximo 1 pôster poderá ser exposto por uma única pessoa.
F) Uma pessoa (autor, coautor ou orientador) poderá constar em diversos resumos, desde que não pretenda expor todos os trabalhos no evento, pois o limite é 1 por autor-expositor.
G) Para o trabalho aceito e exposto na Sessão de Pôsteres será emitido um Atestado de apresentação do trabalho exclusivamente com o nome do(s) autor(es) inscrito(s) no evento.

NORMAS PARA CONFECÇÃO E PREPARAÇÃO DO RESUMO

O resumo deverá ser preparado com até 3.000 caracteres incluindo os espaços, título, o(s) nome(s) do(s) autor(es), orientador, co-orientador (se houver) e Palavra-chave.

 

TÍTULO DO RESUMO

Nome Completo do Aluno1;

Nome Completo do Aluno2;

Nome Completo do Aluno3;

Nome Completo do Professor Orientador5

 

Introdução: A seção introdução tem como objetivo despertar o interesse do leitor além de prover as informações básicas pertinentes para o entendimento do resto do trabalho. Também delimita o marco teórico (recorte do tema estudado e seu respaldo na literatura científica atual), fornecendo um breve relato de informações importantes para o problema estudado. Com isso introduz o leitor na literatura pertinente, citando trabalhos prévios que têm ligação direta com o problema presente, fornecendo uma discussão breve dos resultados e descobertas desses outros estudos. 

Objetivo: O objetivo da investigação deve ser explicitado. Deve ser estabelecido o significado do trabalho e justificada a razão de conduzir o estudo.

 

Material e Métodos: deve-se: explicar como o trabalho foi conduzido para permitir ao leitor avaliar como o trabalho foi feito e permitir que outros possam replicar seu estudo; ordenar os procedimentos cronologicamente ou por tipo de procedimento; usar o tempo passado e a terceira pessoa para descrever o que foi feito; descrever o procedimento claramente, incluindo a hipótese testada, explicar por que cada procedimento foi feito (em vez de descrever um

procedimento longo podem ser feitas referências a trabalhos publicados).

 

Resultados e Discussão: deve fazer uma apresentação dos resultados relevantes para as questões apresentadas na introdução, sem interpretar o significado. Os dados devem ser organizados em ordem cronológica, de acordo com os métodos, ou na ordem decrescente de
importância. Os dados devem ser apresentados da maneira mais clara possível. Comentar suas interpretações, opiniões, e as implicações de suas descobertas, e fazer sugestões para futuras pesquisas. Explicar como seus resultados se relacionam com as expectativas e com a literatura, por que são aceitáveis e como eles são consistentes ou se ajustam com o conhecimento previamente
publicado sobre o tópico. 

 

Conclusão: Enfatizar as principais conclusões do estudo. Não repetir os resultados.  Sumarizar as implicações principais dos resultados. Fornecer recomendações (não mais que duas) de trabalhos futuros.Explicar como os resultados e conclusões de seu estudo são importantes e como influenciam o conhecimento do problema examinado.

 

Palavras-chaves: devem figurar logo abaixo do resumo, separadas entre si por ponto, com a primeira letra de cada palavra em maiúsculo e finalizado

também por ponto.

COMO ENVIAR O RESUMO

A) Antes de enviar o resumo é necessário:
– Ler as Normas de Inscrição, Normas de Envio de Resumo e Normas do Pôster.
– Fazer a inscrição de um dos autores, com a taxa de inscrição paga, dentro do prazo; Após o pagamento o inscrito deverá enviar o resumo.
– Estar ciente de que o resumo deve ser enviado uma única vez;
– Ter preparado e revisado o resumo de acordo com as normas.
B) O resumo deverá ser enviado pelo site, até a data prevista em cronograma;
C) Acompanhe a resposta da análise do resumo, conforme prazos divulgados.

PARECER DO RESUMO / CANCELAMENTO

Até a data prevista em cronograma, a ORGANIZAÇÃO DO 10º CONIC / CONEX deverá responder com o parecer de aceite ou de recusa do resumo dado por seus assessores. Os resumos serão analisados à medida que forem submetidos e a resposta será dada via correio eletrônico. Obs.: O prazo de resposta será diferente para cada resumo submetido, devido às particularidades de cada um.
Atenção: O resumo que estiver em análise, ou seja aceito ou recusado, NÃO poderá ser alterado (no conteúdo do texto ou nomes dos autores/orientadores) nem substituído pelos autores para reavaliação. Os resumos recusados não serão programados para apresentação nem publicados. Lembramos, portanto, o quanto é importante ler e seguir as normas do evento, bem como conferir o resumo, nomes dos autores e orientadores, antes da sua submissão.

Áreas do conhecimento para classificação do resumo

a) CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA
b) CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
c) CIÊNCIAS HUMANAS
d) CIÊNCIAS DA SAÚDE
e) CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
f) ENGENHARIAS
g) LETRAS E ARTES
h) MULTIDISCIPLINAR
i) EDUCAÇÃO E INTERVENÇÕES PSICOPEDAGÓGICOS
j) PESQUISA EM LINGUAGEM, ENSINO E SOCIEDADE

PÔSTER 

9.1 PREPARAÇÃO DO PÔSTER

O pôster deverá ser confeccionado pelos autores, apenas se o resumo submetido obtiver o parecer de aceite para apresentação. 
ATENÇÃO: É obrigatório que o pôster seja confeccionado com cordão para pendurar.

9.2 ESTRUTURA E CONTEÚDO

A) Dimensões do pôster: largura: 80cm / altura: 120cm.
B) Deverá constar no pôster: – título idêntico ao do resumo aceito- nomes e instituições dos autores- Introdução; Objetivos; Materiais e métodos; Resultados e Discussão; Conclusão e Referências. Informar a instituição de fomento, se houver.
C) O pôster deverá ter clareza Utilizar o mínimo de texto e o máximo de figuras, fotos, tabelas e recursos gráficos possíveis. Organizar as informações de modo que as ideias centrais do trabalho sejam facilmente compreendidas. O texto do pôster deverá ser legível a uma distância de pelo menos 2 metros.
D) É proibido na apresentação do pôster:- apresentar com retroprojetor, computador, microfone e/ou outros equipamentos elétricos;- utilizar aparelhos e instrumentos sonoros que interfiram na comunicação dos autores da sessão;- apresentar o pôster fora da data, local ou horários programados;- apresentação por terceiros: não autores;- apresentação oral ou performática.
E) É obrigatório que o pôster seja confeccionado com cordão para pendurar.

 

9.3 LOCAL, DATA, HORÁRIO E NÚMERO DO PÔSTER.

Para cada Pôster estará reservado, no dia da apresentação, um espaço para fixação, identificado com o número do pôster que será divulgado na programação. Na data programada, o autor deverá levar o pôster já pronto e colocá-lo em seu espaço sinalizado com o número do Pôster.

9.4 DOCUMENTAÇÃO DA PRESENÇA 

ATENÇÃO: No horário da sessão de apresentação dos pôsteres, é obrigatória a presença de pelo menos um dos autores, ou co autores ou orientadores do trabalho junto ao pôster. É livre a presença de mais de um dos membros do trabalho. É PROIBIDA a exposição e apresentação do pôster por terceiros (não autores).
Atenção: O CONIC/CONEX estará isento da obrigatoriedade da expedição do atestado e publicação do resumo se:- o pôster estiver fixado em data ou espaço diferente da programação;- o pôster estiver sozinho, sem o autor presente;- o autor estiver apresentando mais de um pôster simultaneamente; – o autor permanecer apenas parte do tempo da sessão;- nenhum dos autores que conste no resumo estiver presente.

9.5 NÃO SERÃO FEITAS CORREÇÕES 

Conforme Normas de Envio de Resumo, as informações enviadas no resumo serão publicadas exatamente como forem enviadas, incluindo no Certificado, sem possibilidades de correções posteriores.

Local

Vitória de Santo Antão - Pernambuco - PE

Telefone

(81) 3523.1020

E-mail

conic-convex@univisa.edu.br

2019 © Todos os direitos reservados | Termos uso e política de privacidade